segunda-feira, 21 de julho de 2008

Pensamentos Que Ajudam Em Tempo de Tentação


As tentações são como uma lima que faz desaparecer as arestas e a ferrugem da confiança em nós próprios.
Fenelon

Uma coisa é ser tentado, outra é ceder à tentação.
Shakespeare

Servimos melhor a Deus resistindo a uma tentação do que dirigindo-Lhe grande número de orações formais.
William Penn

As tentações, quando se nos apresentam pela primeira vez, são como o leão que rugia a Sansão; mas se as vencermos, ao tornar a passar por elas descobriremos um favo de mel.
John Bunyan

Cada momento de resistência é tentação é uma vitória.
F. W. Faber

O compenetrarmo-nos da presença de Deus, é um grande remédio contra a tentação.
Fenelon

Quem não sabe negociar com o Diabo deveria conservar-se bem longe da sua loja.
South

Quem São os Teus Amigos?


Os que pertencem a Cristo devem ter muito cuidado na escolha de seus amigos. Compete-nos ser bondosos, delicados para com toda a gente, porém quando jovens cristãos escolhem por companheiros predilectos os que não tem amor pelo seu Salvador, é um desastre.

Certo lavrador viu em seus campos um bando de corvos que prejudicavam uma sementeira. Pegou na espingarda e atirou sobre eles. Todos levantaram voo, menos um, que ficou ferido e impossibilitado de voar. O lavrador dirigiu-se para onde estava este pássaro e descobriu com surpresa que não era um dos corvos mas sim o seu papagaio, de que muito gostava! Tinha fugido da gaiola, e fora juntar-se aos corvos! Tinha uma asa partida. O lavrador pegou nele com todo o cuidado e disse-lhe, "coitado, meu velho, é o resultado de te teres metido em má companhia".

Levando o papagaio com todo o carinho, dirigiu-se para casa. Já perto de casa, sua filha veio a correr ao seu encontro, e perguntou: "O paizinho matou corvos?" "Não; apenas feri o nosso papagaio!" respondeu ele; e antes que tivesse tempo de explicar à pequena o que sucedera, o papagaio ergueu a cabeça e exclamou: "Má companhia! Má companhia!"

Querido jovem cristão, não sejas companheiro de "corvos", para que não te aconteça ficares ferido. Quero dizer, não escolhas por amigos pessoas mundanas, pois os tais sá podem prejudicar. Nos Salmos, uma das declarações notáveis que faz David é: "Não conhecerei um homem mau" Salmo 101:4. Não quero dizer que, por exemplo, se não mantenha relações comerciais com os incrédulos. Manda-se-nos que sejam "afáveis", e até que amemos nossos inimigos. Compete-nos estar sempre prontos a prestar auxílio seja a quem for, a fazermos o bem sempre que se nos ofereça ensejo. Mas isto não importa o escolhermos por companheiro predilectos os que não são cristãos sinceros.

Mesmo até crentes, quando dados a procurar os gozos materiais, ser-nos-ão prejudiciais - talvez mesmo mais prejudiciais que os que são mundanos em absoluto. Se, com urgência de chegarmos a qualquer destino, nos encontrarmos numa rua apinhada de gente, não serão de certo os que vêm em sentido contrário que mais nos empatarão - mas antes as pessoas que seguem no mesmo sentido, mas a passo lento. Outro tanto se dá na nossa viagem para o céu. Os que mais prejudicarão os cristãos seus companheiros serão os crentes que, embora com igual destino, seguem a passo lento, os que não "correm no estádio" da vida espiritual. Aparentam desorientação nos seus afectos, nas suas simpatias. Conquanto professem confiar em Cristo como Salvador, deleitam-se nos prazeres mundanos. Das características de "peregrinos" pouco ou nada manifestam. Muito prejudicado será o jovem cristão que se associar com os tais.

No Salmo 119:63 temos referencia à melhor companhia "companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos". Quem pode calcular quão benéficos são companheiros destes para os jovens cristãos? Podem-nos ser prestáveis na nossa carreira cristã, talvez mais do que nos apercebemos, tanto pelo exemplo como pelo trato. Procuremos então nossos companheiros entre os nossos irmãos crentes que manifestem espiritualidade, lembrando-nos que "qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus".

H. P. Barker

Sondagem de Coração

Estou realmente unido a Cristo?
Estou crucificado com Cristo?
Estou inteiramente consagrado a Cristo?
Vivo para a glória de Cristo?
Sou honra para o nome de Cristo?
Ando nos passos de Cristo?
Tenho o espírito de Cristo?
Sou uma benção para a Igreja de Cristo?
Desejo estar com Cristo?
Espero a vinda de Cristo?
Estou pronto para a vinda de Cristo?

Do livro Alimento Espiritual 1944